Tiradentes – Onde ficar e onde comer

No início desse mês, eu, meu marido e meu filho passamos um fim de semana maravilhoso na cidade mineira de Tiradentes!

Tiradentes.30

Como tenho muita coisa pra contar e muitas fotos pra mostrar, resolvi dividir o assunto em 2 posts para não ficar muito longo, ok?!

Nesse post vou falar sobre a pousada onde nos hospedamos e sobre os restaurantes que fomos. No próximo, listarei os programas que a cidade oferece.

Antes de mais nada, gostaria de explicar o porquê da nossa escolha por esse destino.

Poderia dizer que fomos para Tiradentes por sua importância histórica, por causa de seu patrimônio artístico e cultural, pelas belas paisagens que a região oferece…

Mas, na verdade, o motivo foi um só: meu filho é simplesmente APAIXONADO por trens desde pequenininho!!!

O objetivo principal dessa viagem foi proporcionar a ele seu primeiro passeio de trem, mais especificamente de Maria fumaça (ele já sabe as diferenças entre os diversos tipos de trem, vê se pode!), uma das grandes atrações da cidade.

Bom, isso também justifica a escolha da nossa pousada…

Ficamos na pousada Trem do Imperador.

Tiradentes.18

O fim de semana foi quase temático! Imersão total no mundo dos trens!

A pousada toda é um barato! Tão bem cuidada, tão charmosa e tão cheia de detalhes que parece um cenário!

Tiradentes.21

O dono é um ex-ferroviário apaixonado pelo mundo dos trilhos e adquiriu a maioria das peças que decoram a pousada em leilões.

Tiradentes.20

Claro que optamos pelo quarto-vagão! E nem preciso dizer que meu filho achou o máximo o fato de nossa “casa” por 3 dias ser um vagão de trem!

Tiradentes.12

Confesso que quando fiz a reserva fiquei com medo do quarto-vagão ser muito apertado… Mas tive uma boa surpresa! O quarto é bem confortável e o banheiro chega a ser grande, muito maior do que o de muitos hotéis em que já fiquei.

Tiradentes.7

Tiradentes.8Tiradentes.9

O vagão vem equipado com split, tv de tela plana com canais a cabo, lençóis térmicos (que usei pois estava muuuito frio), sofá-cama (que serviu como cama para o meu filho), frigobar, além de banheiro com um excelente chuveiro (para mim esse é um ponto crucial em hotéis), forte e quente.

A pousada também tem quartos “normais” que ficam na casa principal. Mas aí, qual é graça não é mesmo?! Rsrsrsrs!!!

Vamos aos serviços: a pousada oferece café-da-manhã, super completo, já incluso no valor da tarifa, estacionamento, piscina aquecida (não cheguei a usar), wi-fi grátis em toda a propriedade (posso dizer que usei e abusei desse serviço e que funcionou muito bem) e à noite servem no restaurante, como cortesia, sopas com torradinhas. Nada melhor numa noite fria do que um mimo desses! E ainda por cima, eram deliciosas!

Também achei a localização da pousada muito boa. Não é no meio do centro da cidade, mas de carro você chega lá em 5 minutos!

staff foi muito atencioso e gentil e deram dicas excelentes de restaurantes e passeios na cidade. Procurem pelo Giovanni, ele sabe tudo o que tem de melhor em Tiradentes!

Vamos falar dos restaurantes?!

No dia em que chegamos, uma sexta-feira à tarde, almoçamos no Viradas do Largo, também conhecido como restaurante da Beth, por indicação do Giovanni.

Tiradentes.1

O restaurante fica em uma casa simples, decorada com peças do artesanato local, e tem uma comida caseira maravilhosa!

As porções são muito fartas e servem, com folga, até 4 pessoas.

De entrada, pedimos uma linguiça picante, acompanhada de um pão francês quentinho. Para meu filho, um prato infantil delicioso (o franguinho desmanchava na boca) e eu e meu marido dividimos meia porção de feijão tropeiro com lombo e linguiça. Lembro até agora do tempero daquele feijão… Maravilhoso! E ainda sobrou, viu?!

Tiradentes.22

Não tivemos tempo para a sobremesa porque tínhamos que pegar o trem!

Como almoçamos muito tarde, não jantamos. Tomamos apenas a sopinha deliciosa com torradas que nos esperava na pousada.

No sábado almoçamos em Bichinhos, uma cidadela colada em Tiradentes.

Fomos ao Pau de Angu. Restaurante de comida caipira indicado pelo Guia Quatro Rodas.

Também um lugar simples, localizado em um sítio muito agradável. Tem um parquinho para as crianças e uma vista muito bonita da região para quem quiser ficar nas mesinhas da varanda.

Tiradentes.10Tiradentes.11

A comida estava muuuito boa! Pedimos um prato para nós 3: filet mignon, arroz, feijão, couve, batatas coradas, angu e uma porção de tutu (amo!).

A fome era tanta que esqueci das fotos (lapso de blogueira iniciante!)…

Ô povo pra cozinhar bem esses mineiros, hein gente?! E a fartura?!

Também pulamos a sobremesa! Adivinha o motivo??? Pois é, tínhamos que pegar o trem!!!

À noite jantamos no restaurante Atrás da Matriz, outra dica nota 10 do Giovanni!

IMG_3197

Ele fica na rua lateral bem atrás da Igreja Matriz de Santo Antônio, ponto turístico obrigatório!

O restaurante não deixa nada a desejar se comparado a muitos restaurantes italianos e pizzarias cariocas. Ambiente bem legal, animado, cheio de gente bonita e comida e serviço muito bons!

Destaque para a ótima carta de vinhos e para as várias opções de pratos com bacalhau.

O cardápio oferece também muitas opções de massas, todas pareciam ótimas. Mas fomos de pizza feita no forno à lenha! E não nos arrependemos…

Dessa vez tivemos tempo para a sobremesa! As escolhas foram: mousse de chocolate, pavê de chocolate e um cálice de vinho do porto.

IMG_3198

Esses foram os restaurantes que escolhemos.

Mas sabe aquela cidade que você tem certeza que se voltar vai descobrir vários outros lugares legais pra ir?! Foi essa a impressão que tive de Tiradentes!

Vimos vários bares, cafés e restaurantes que pareciam ótimos e que só não fomos por pura e simples falta de tempo!

Meu marido achou os barzinhos em volta da praça principal muito convidativos! Se deixássemos, ele passaria a tarde inteira ali, tomando uma cerveja e vendo o vai e vem das pessoas na praça…E tem coisa melhor?!

Opções gastronômicas para todos os gostos é o que não falta nessa linda cidade colonial!

Não percam o próximo post com dicas de passeios em Tiradentes!

Já foi a Tiradentes? Tem outras indicações de pousadas e restaurantes para dar? Deixe nos comentários! Vou adorar saber que dicas você tem pra me dar!

 

 

 

 

  

 

Compartilhe também:
Publicado em Viagens com as tags , , , , .

Deixe uma resposta