Restaurante Assunção: uma agradável surpresa em Botafogo

E o blog essa semana tá guloso, hein?!? Ou seria a dona dele… Só dá post de comida minha gente!!!

Mas precisava compartilhar por aqui minha mais recente bem sucedida descoberta gastronômica no Rio!

Ainda mais perto do fim de semana que já está chegando, uma dica de onde almoçar ou jantar aqui no Rio cai muito bem, não acham?!?

Antes preciso dizer que descobri esse restaurante em um almoço de domingo super despretensioso e que estava um tanto descrente…

A descrença tem motivo: na sexta-feira anterior eu e meu marido saímos pra jantar em um restaurante novo no Leblon, badalado, bem falado, lotado, de um chef da moda etc., e o programa foi… uma roubada! :(

Não sei se as expectativas eram muito altas, mas sei que o jantar deixou, e muito, a desejar. Voltamos pra casa decepcionados e mal dizendo os críticos gastronômicos cariocas…

Se depois de tudo o que eu tinha lido e ouvido sobre o tal restaurante do Leblon me levou a um jantar bem mais ou menos, o que dirá de um restaurante em Botafogo do qual mal se ouviu falar???

Mas… surpresas acontecem, e essa foi das boas!!!

Saímos no último domingo, eu, meu marido, minha mãe e meu filho para almoçar sem um destino certo. No caminho, meu marido lembrou do tal Restaurante Assunção que tínhamos visto ao passar de carro por uma ruazinha de Botafogo e lá fomos nós!

Acho que nesse fim de semana estávamos mesmo a fim de novidades gastronômicas… Rsrsrsrs!!!

O Restaurante Assunção tem esse nome pois fica em um casarão na rua Assunção nº184, no agora efervescente bairro de Botafogo. Impressionante, cada dia que passa tenho a impressão de que algo novo abre em Botafogo! Estou adorando essa fase do bairro!

Assunção 1

O lugar é uma graça, com uma décor que mistura o rústico com o  moderno. Paredes de tijolos aparentes, cimento, espelhos e lustres muito interessantes criam um ambiente bem legal e descontraído.

assunção 2

A foto é do site do próprio restaurante, mas mostra bem como é o lugar.

Bom, vamos ao que interessa: a comida!

O cardápio é enxuto, mas tem opções para todo mundo! Carnes, peixes, massa, hambúrguer fazem parte do menu.

Dispensamos entradas e pedimos apenas o couvert, composto de alho confit, azeite, manteiga, pastinha de tomate e pães muito fresquinhos e gostosos.

Nada de invencionices e muito bom!

Meu marido pediu o tournedor de mignon partido ao jus de Parma, com risoto ao funghi.

Não provei, mas segundo ele estava excelente!

Notem que o prato é muito bem servido…

Assunção prato 1

 

Mamãe, depois de muita dúvida (estava entre o cherne e o bacalhau), foi de arroz de bacalhau com ovo mollet (esse ovo cozido e frito em uma farofinha), cebola caramelizada e azeite de ceboulete.

Ela adorou, e não encontrou uma espinha sequer… Ponto para a chef!

Assunção prato 3

 

Eu fui de hambúrguer mesmo!!! E não me arrependi… Estava excelente!

Detalhe do queijo da serra da canastra derretido e do tomate confit dando um toque gourmet ao prato. As batatinhas bem sequinhas por fora e macias por dentro também estavam TOP! Pra acompanhar, molinho de mostarda…

Uhhhmmmm!!! Deu vontade!!!!!!

Assunção prato 2

 

Apesar do restaurante não ter no menu prato infantil, o garçom ofereceu essa opção para o meu filho e estava ótimo! Ele comeu tudo! Arroz, feijão, bifinhos e batatinhas coradas. Tudo muito bem temperado e saboroso. O que é difícil em muitos pratos infantis por aí…

Infelizmente não tenho foto da sobremesa… Ela foi devidamente devorada antes que eu pudesse tirar a foto!

Eu e meu marido dividimos (confortavelmente, diga-se de passagem) o bolo de chocolate da casa com brigadeiro quente. Uma delícia!!!

Concorre até com o famoso e igualmente delicioso bolo de chocolate do restaurante Irajá.

Minha mãe pediu uma sobremesa com maçã assada e creme de confeiteiro e gostou muito também.

Ao final, cafezinho para todos e uma conta bem razoável.

Não é barato, mas você não sente que jogou dinheiro fora… Sensação que tive na sexta-feira com o tal restaurante badalado no Leblon…

Uma boa notícia é que o restaurante, que abria apenas para o jantar, vai passar a oferecer almoço executivo durante a semana a partir do próximo dia 16.

Mais uma oportunidade para você conhecer esse lugar!

 

E o resumo da história é: não confie, apenas, em críticos gastronômicos!

Às vezes aquele restaurante perto de você, que já completou 1 ano de vida sem qualquer estardalhaço na mídia, de uma chef super jovem é tão bom ou melhor do que aquele outro do qual todo mundo está falando e que você acha que precisa ir porque está perdendo um programão!!! 😉

 

ps.: Desculpem-me pela qualidade das fotos, mas a blogueira aqui ficou sem bateria no celular e o do maridão não tem uma câmera das melhores…

 

Beijos e um delicioso final de semana!

Mari.

 

  

 

Compartilhe também:
Publicado em Gastronomia, Rio de Janeiro com as tags , , , , , , , , .

Deixe uma resposta