Receita de picanha assada

Aniversário do marido, aniversário do filho, organização das férias 2016, tentativa (fracassada, by the way…) de organizar o Ano Novo, funcionária doente, preguiça, desanimo, matrícula (e seus 1001 documentos) do filho na nova escola,  algumas compras de Natal (pois é, sou adiantada mesmo!) etc., etc., etc…

São muitas as justificativas para o meu sumiço daqui, mas aqui estou eu de volta e com uma receita de picanha assada IMPERDÍVEL!!!

Essa receita é fantástica por alguns motivos: facílima de fazer, tipo -10 de grau de dificuldade, fica linda na mesa, a carne fica super macia e pra completar o rol de adjetivos positivos, como é de forno, não suja nada na cozinha!!!

Não disse que era imperdível?!?!

Vamos anotar a receita!

1 peça de picanha de até 1,5 kg com a capa de gordura

1 kg de sal grosso

4 claras de ovo

1/2 xícara de chá de farinha de trigo

ervas a gosto – eu usei um mix, mas pode usar o que for da sua preferência

Preaqueça o forno a 220°, temperatura alta. Em uma tigela misture com uma colher as claras, o sal grosso, a farinha e as ervas. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe até que fique do tamanho da peça de carne. Coloque a picanha sobre essa camada com a gordura voltada para cima. Cubra a carne com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme. Certifique-se de que toda a carne tenha sido envolvida com a mistura. Leve a picanha ao forno, baixe a temperatura para 200° e pronto!

Aqui vai, mais ou menos, o tempo em que a carne deve ficar no forno. Mas lembre-se que isso varia muito de forno para forno e depende também do tamanho da carne!

40 minutos – carne mal passada

1 hora – carne ao ponto

1h20min – carne bem passada

Depois de assada a camada de sal grosso transforma-se em uma placa bem dura e dourada (e linda!). Com a ajuda de uma faca, retire a placa da carne e raspe o excesso de sal.

Transfira a carne para uma tábua e corte em fatias finas. Sugiro colocar a placa de sal de volta ao lado da carne já fatiada em uma bonita travessa!

Olha só como fica lindo…

Picanha ao sal grosso

Tenho certeza de que essa receita vai fazer sucesso na sua casa! E o melhor de tudo, você não vai precisar passar horas na cozinha para impressionar!!!

Essa receita foi tirada do livro, maravilhoso por sinal, Pitadas, da Rita Lobo. Para quem gosta de receitas práticas recomendo fortemente a compra. Já fiz várias receitas e todas foram super aprovadas aqui em casa!

 

Bom final de semana e até o próximo post!

Beijos,

Mari.

 

 

  

 

Compartilhe também:
Publicado em Gastronomia com as tags , , , , , , , .

Deixe uma resposta